Mastite lactacional
- É o processo inflamatório da glândula mamária , podendo ser acompanhado ou não de infecção.
- São comumente associadas a amamentação, porém podem ocorrer em mulheres não grávidas, homens e crianças.
*mastite lactacional
- é a infecção da mama na vigência de lactação acompanhada de dor, hiperemia, febre, mialgia e mal estar gera, sendo mais frequenta nas 6 primeiras semanas do puerpério.
- é a mastite aguda mais comum, ocorre com maior frequência no início da amamentação de primigestas (primeira gestação), geralmente é unilateral, e com evolução favorável.
- as fissuras ocasionadas pela amamentação na papila constituem a principal porta de entrada para bactérias. A estase láctea e os cuidados higiênicos inadequados com a mama são fatores predisponentes.
- cursa com endurecimento de parte da mama, hiperemia (vermelhidão), dor e edema (inchaço). Pode apresentar febre, dor no corpo e naúseas associados.
- diagnóstico é clinico, podendo ser realizada cultura do leite em casos de mastites com difícil resposta aos antibióticos.Podemos solicitar ultrassonografia para descartar presença de abscessos associados ao quadro inflamatório.
- diagnóstico diferencial com abscesso mamário: área endurecida, dolorosa com ponto de flutuação associada a sintomas sistêmicos sugerem a formação de um abscesso.
- tratamento do abscesso pode ser realizando punção guiada por ultrassonografia ou drenagem cirúrgica.
- a amamentação deve ser mantida, com exceção de casos de infecção grave que necessite de antibiótico endovenoso.